A Google introduziu novas funcionalidades ao seu Gmail, como a possibilidade de o utilizador que tenha diversas contas no serviço aceder a todas fazendo uma única autenticação. Passa também a ser possível a transferência para o PC de ficheiros anexados ao email através de "drag and drop" (seleccionar e arrastar).

As novidades começam a ser implementadas durante esta semana, embora algumas só fiquem disponíveis para utilizadores do browser da empresa, o Chrome, como é o caso da nova forma de copiar os ficheiros para o desktop, "por arrastamento".

Em Abril, a empresa tinha já introduzido a possibilidade de anexar ficheiros ao email pela mesma via e em Maio foi a vez das imagens ganharem igual tratamento.

Já o acesso único para múltiplas contas não deverá "discriminar em razão do browser", mas sofre de um outro condicionalismo: como está a ser introduzido de forma faseada e ainda em desenvolvimento, são poucos os utilizadores que já puderam testar a funcionalidade.

Depois de activado, o Google Multiple Sign-in permite que os utilizadores que tenham várias contas em serviços Google possam, depois de fazerem a autenticação com as credenciais de uma das contas, aceder também às restantes, "saltando" entre elas sempre que assim entenderem e gerindo os vários conteúdos associados a cada uma.

A nova capacidade do serviço elimina a necessidade de estar frequentemente a fazer log in e log out entre contas - uma vez que entre serviços este já era dispensado, desde que usassem as mesmas credenciais (nome de utilizador e palavra passe).

O utilizador passa assim a poder associar entre si as várias credenciais que tenha e escolher qual delas será a "principal" ou "agregadora" - com a qual fará a autenticação. A partir da caixa de entrada dessa conta poderá navegar para as restantes contas e serviços, através de um novo menu que é acrescentado no canto direito dos serviços compatíveis: Gmail, Calendar, Reader, Code e Sites.

De fora ficam, por enquanto, "parceiros" cuja inclusão pareceria fazer algum sentido, como é o caso do Google Docs ou o Wave.