A Google acrescentou uma vista de vídeos Youtube ao seu popular software de visualização geográfica, Google Earth. Os utilizadores deste software podem agora ver vídeos do Youtube que tenham sido geograficamente relacionados pelos seus criadores a determinados locais.

Ao pesquisar, por exemplo, Lisboa, o utilizador contará com as opções de visualização comuns, incluindo visualização por satélite e em três dimensões, mas poderá também, dentro da aplicação, ver vídeos que tenham sido colocados no YouTube com referências geográficas de Lisboa.

O Google Earth permitia já uma funcionalidade semelhante, mas restringida a fotografias estáticas, através de imagens colocadas pelos utilizadores no serviço Panoramio, adquirido pela Google em Maio.

Os utilizadores YouTube podem fazer o geo-tagging (adicionar uma referência geográfica a um ficheiro) dos seus vídeos durante o upload para o YouTube. Os utilizadores do Google Earth poderão apenas visualizar os vídeos, sem alterar as suas tags.



A Microsoft e a Yahoo dispõe já há algum tempo de um serviço semelhante nas suas aplicações Visual Earth e Yahoo Maps, permitindo aos seus utilizadores colocarem mensagens geograficamente relacionadas, com links para páginas Web, fotos e vídeos, mas sem integrá-los na aplicação.

O serviço de partilha de fotos, Flickr, da Yahoo, permite também o geo-tagging, contando já com mais de 28 milhões de fotos com tags geográficos.

Notícias Relacionadas:

2007-08-22 - Google Earth passa a oferecer imagens espaciais