Mais de 100 mil anunciantes em todo o mundo aderiram já ao programa de publicidade online do motor de busca Google, anunciou ontem a empresa californiana que introduziu um novo serviço de posicionamento de anúncios em sites de acordo com a análise do seu conteúdo. O maior motor de busca da Internet pretende desta forma aumentar as suas receitas e enfrentar a concorrência de outras empresas com estratégias viradas para o posicionamento de publicidade, como a Overture.



A nova tecnologia "Content-Targeted Advertising" é dirigida aos fornecedores de conteúdos na Internet e aplica os princípios de posicionamento de publicidade utilizados no motor de busca ao resto da Web. De acordo com o explicado no site, o Google identifica a orientação editorial e o tema principal de uma determinada página web e publica automaticamente os anúncios mais relevantes naquele contexto.



Para já participam neste programa a Knight Ridder Digital - empresa de media que integra o San Jose Mercury News, Detroit Free Press, Miami Herald, Philadelphia Inquirer - e o HowStuffWorks. Os anúncios estão também presentes no Google Groups.



O programa "Content-Targeted Advertising" poderá contudo ser alargado a todos os websites que desejem participar, sendo apenas requisito prévio que tenha mais de 20 milhões de pageviews por mês.




Assegurando que a mesma filosofia desenvolvida no motor de busca é mantida neste novo serviço, o Google defende que o posicionamento de publicidade de acordo com a análise do conteúdo favorece o utilizador e os anunciantes. "Mantemos o empenho em desenvolver serviços que asseguram valor e retorno de investimento para os nossos anunciantes, parceiros e utilizadores em todo o mundo", admitiu Eric Schmidt, director executivo do Google, em comunicado.



O sistema de publicidade paga do Google mede a resposta dos utilizadores, em termos de taxa de cliques no anúncio, para posicionar a publicidade relativa a um determinado termo, assegurando assim uma maior relevância. A empresa explica que os anunciantes que aderiram ao seu sistema de publicidade por posicionamento conseguem uma taxa de cliques 5 vezes superior à média alcançada nos normais banners.

Notícias Relacionadas:

2003-02-20 - Overture compra motor de pesquisa AltaVista por 140 milhões de dólares

2002-07-19 - Ask Jeeves assina acordo com Google para fornecer anúncios no seu site

2002-02-20 - Google lista sites de anunciantes com base num sistema pago