A próxima vez que o leitor estiver a usar o motor de pesquisa da Google num smartphone ou num tablet pode encontrar algumas mensagens que indicam quais os sites que não são compatíveis com os dispositivos. O motivo da incompatibilidade pode estar relacionado com plugins como o Flash ou com outros elementos proprietários.



No aviso da Google, que surgirá logo abaixo do link do site, será dito que a página que o utilizador está prestes a aceder não é totalmente compatível, o que irá prejudicar a navegação. O utilizador terá na mesma a hipótese de prosseguir para o site ou de perceber porque é que o site não é compatível.

[caption]Google pesquisas[/caption]

Apesar de a Web estar a adaptar-se de forma rápida à explosão dos dispositivos móveis, através da criação de páginas mobile dedicadas e do uso de tecnologias livres de plugins, ainda existem muitos websites que não são totalmente compatíveis com smartphones ou tablets.



A pequena mudança no motor de pesquisas mais usado do mundo pode no entanto ter efeitos nefastos para algumas páginas Web. De acordo com a imprensa internacional, o movimento pode ser visto como uma forma de obrigar os programadores a adotarem tecnologias mais Web-friendly como a linguagem HTML 5.



Em comunicado a própria Google admite que quer ajudar a promover as páginas Web que são “modernas” e disponibiliza dois tutoriais sobre como os programadores podem juntar-se a esta vaga de “modernismo”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico