O que pode ser bom para os consumidores, pode ser muito mau para quem tem uma empresa. A Google já tinha anunciado e hoje, 21 de abril, é o dia: uma alteração no algoritmo do motor de busca vai dar destaque aos sites que são mobile-friendly, o que para muitas empresas significa uma descida acentuada no ranking da tecnológica norte-americana.

E o caso pode ser tão dramático para algumas empresas que o caso já está a ser apelidado de mobilegeddon, isto, o armagedão de muitas organizações. Isto porque para muitos negócios online, uma boa posição no Google significa maior entrada de receitas. Uma má presença significa justamente o oposto.

A Google já tinha anunciado a mudança em fevereiro e disponibilizou ainda informação para que os programadores pudessem adaptar as páginas Web para que sejam compatíveis com dispositivos móveis.

O risco desta mudança está junto das páginas de pessoas que não têm conhecimento da mudança que vai decorrer nos próximos dias e que vai alterar de forma significativa os resultados do Google Search.

Um estudo da empresa de marketing online Somo mostra também que sites ligados a entidades de renome - União Europeia, Windows Phone, Nintendo, Ryanair, Versace e Danone, por exemplo - podem sair bastante prejudicados caso não façam as devidas alterações no código das respetivas páginas online.

Os sites que são responsivos, que têm letras grandes e cuja navegação entre links seja facilitada estarão de acordo com as novas exigências da Google, algo que será "favorecido" nos resultados do motor de busca.

Esta é uma forma da gigante de Mountain View obrigar os administradores dos sites a adaptarem as páginas às novas exigências de consumo. De acordo com o Business Insider, 60% do tráfego online já é gerado por dispositivos móveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.