O Google decidiu aplicar a sua tecnologia de busca numa nova área tendo lançado ontem o Google Video, um serviço através do qual se propõe encontrar informação e imagens transmitidas por fornecedores de conteúdos televisivos.



O novo serviço, ainda em versão beta, funcionará a partir de um endereço próprio, independente do motor de busca que se oferece a partir da página principal do Google, e remete para conteúdos previamente transmitidos em várias cadeias de televisão, como a ABC, a PBS, a Fox News e a C-SPAN.



Iniciado em Dezembro, o processo de classificação e indexação de imagens vídeo e texto de programas de televisão conduzido pelo Google permitirá que em resultado de uma dada frase introduzida pelo utilizador se apresente um resumo das transcrições de programas que incluam as palavras pesquisadas, acompanhado de imagens relacionadas, segundo indica o motor de busca, num comunicado.



Dentro das capacidades de pesquisa do Google Video existe a possibilidade de detalhe, aqui relacionados com a possibilidade de procurar por horários de transmissão ou detalhes do programa.



"O que o Google fez pela Web, o Google Video pretende fazer pela televisão", refere Larry Page, co-fundador e presidente da área de produtos do Google, num comunicado. "O serviço de busca para televisão oferece a capacidade de encontrar informação que normalmente não pode ser detectada facilmente na Web", garante por sua vez Jonathan Rosenberg, vice-presidente da mesma área. O objectivo, segundo os responsáveis, passa por catalogar a totalidade da programação televisiva.


Notícias Relacionadas:

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de sete bibliotecas universitárias americanas

2004-11-18 - Google avança com nova ferramenta de pesquisa académica

2004-10-14 - Google avança com motor de pesquisa para o desktop