Embora a Google e o seu motor de busca fossem indissociáveis há uns anos atrás, a empresa expandiu-se para outras áreas de negócio, enevoando ligeiramente este seu serviço e assumindo de forma mais vincada produtos como o Android. No entanto, as pesquisas mantêm-se indissociáveis da rotina quotidiana dos internautas, e numa era onde a personalização dos serviços é rainha e senhora da tecnologia, a Google decidiu repensar o Google Now e introduziu-lhe uma componente mais pessoal que deverá chegar às mãos dos utilizadores nos próximos dias.

Na prática, esta renovação vai traduzir-se na adição de cartões contextuais que vão conter informações referentes aos interesses de cada utilizador. Para os aferir, a Google vai cruzar dados extraídos da utilização de todos os seus serviços (Gmail, Android, Chrome, YouTube) associados a uma dada conta. Em adição, cada um poderá ainda seguir os temas que entender.

tek google now
tek google now

Se estiver interessado em Game of Thrones, por exemplo, vai passar a contar com cartões que lhe indicam a data de estreia do próximo episódio, o último teaser lançado no YouTube ou o perfil do protagonista da história. Estas informações vão surgir no ecrã inicial do motor de busca juntamente com outras histórias que possam interessar pela proximidade geográfica.

Esta é uma forma diferente de entregar resultados aos utilizadores sem que estes tenham de pesquisar por várias páginas de artigos e sites.

A atualização já está disponível nos EUA para utilizadores de iOS e Android, mas deverá ser lançada globalmente ao longo das próximas semanas.