Embora a Google e o seu motor de busca fossem indissociáveis há uns anos atrás, a empresa expandiu-se para outras áreas de negócio, enevoando ligeiramente este seu serviço e assumindo de forma mais vincada produtos como o Android. No entanto, as pesquisas mantêm-se indissociáveis da rotina quotidiana dos internautas, e numa era onde a personalização dos serviços é rainha e senhora da tecnologia, a Google decidiu repensar o Google Now e introduziu-lhe uma componente mais pessoal que deverá chegar às mãos dos utilizadores nos próximos dias.

Na prática, esta renovação vai traduzir-se na adição de cartões contextuais que vão conter informações referentes aos interesses de cada utilizador. Para os aferir, a Google vai cruzar dados extraídos da utilização de todos os seus serviços (Gmail, Android, Chrome, YouTube) associados a uma dada conta. Em adição, cada um poderá ainda seguir os temas que entender.

tek google now

Se estiver interessado em Game of Thrones, por exemplo, vai passar a contar com cartões que lhe indicam a data de estreia do próximo episódio, o último teaser lançado no YouTube ou o perfil do protagonista da história. Estas informações vão surgir no ecrã inicial do motor de busca juntamente com outras histórias que possam interessar pela proximidade geográfica.

Esta é uma forma diferente de entregar resultados aos utilizadores sem que estes tenham de pesquisar por várias páginas de artigos e sites.

A atualização já está disponível nos EUA para utilizadores de iOS e Android, mas deverá ser lançada globalmente ao longo das próximas semanas.