Foi anunciada depois do fecho do mercado de sexta feira a compra da DoubleClick pela Google, depois de vários meses de especulação onde se adiantava a possível aquisição da empresa que gere publicidade online por parte de vários gigantes da Internet e TI, entre os quais a Microsoft e a Yahoo.

A aquisição deverá estar fechada até final do ano e marca a compra mais cara de sempre da Google, que investiu nesta empresa 3,1 mil milhões de dólares, o dobro do valor gasto para a integração do YouTube.

Com a compra da DoubleClick a Google passa a controlar mais de 80 por cento da publicidade online, uma posição que atraia também a atenção dos rivais para este negócio e justifica a valorização da companhia que em 2005 valia 1,1 mil milhões de dólares.

Com a integração da empresa de publicidade online a Google quer melhorar as ferramentas de colocação e validação dos anúncios colocados na Internet, uma área que o próprio motor de busca aprendeu a valorizar por experiência própria com a dinamização de redes de anúncios e com a possibilidade das empresas anunciarem de acordo com os resultados de pesquisas.

A empresa aponta ainda vantagens para os utilizadores, que vão ter acesso a publicidade mais relevante para os seus interesses, os anunciantes, que aumentam a qualidade das visualizações conseguidas, e ainda os sites de conteúdos que têm acesso a uma nova rede de anunciantes.

Notícias Relacionadas:

2007-03-29 - Microsoft pode aumentar presença no mercado de publicidade online com a aquisição da DoubleClick