Em mais uma tentativa para cativar as principais editoras literárias para o seu projecto de digitalização de livros, o Google avança com uma nova proposta que oferece a possibilidade de digitalizar obras inteiras e torná-las acessíveis na Internet através do seu motor de busca.



As questões de propriedade intelectual, que já colocaram a empresa no centro de vários processos judiciais nos Estados Unidos, são contornadas neste novo Google Book Search através da proposta de um modelo de disponibilização de conteúdos com preço fixado pelos editores e sem que exista a possibilidade do utilizador gravar uma cópia dos conteúdos em questão no seu PC, total ou parcialmente.



"Esta é uma forma de permitir aos editores que experimentem um nova forma de ganhar com a venda dos seus livros na Internet, para além das que já existem", detalha um comunicado citado pela Reuters.



Recorde-se que o Google tem em marcha um polémico programa de digitalização de conteúdos literários que abrange duas grandes vertentes: uma dirigida a editores e detentores de direitos de autor e uma segunda dirigida a bibliotecas. Ambas as vertentes têm levantado polémica junto das associações do sector que consideram não estar garantido o respeito pelos direitos de autor e avançaram com processos judiciais para tentar travar o Google Print Library.



Em resposta às iniciativas legais, o Google parou temporariamente com o projecto para alinhar novas condições de participação para os editores. No final do ano passado retomou a iniciativa que assenta para já na digitalização de livros não protegidos por direitos de autor ou cuja digitalização é autorizada pelos gestores destes direitos.



Entretanto, apresenta esta nova iniciativa que sendo complementar à primeira é para já mostrada como um projecto autónomo para o qual foram convidados editores quer no Reino Unido, quer nos estados Unidos.



Notícias Relacionadas:

2005-10-03 - Yahoo prepara projecto de digitalização de livros concorrente ao do Google
2005-09-02 - Projecto Google Print estende-se à Europa

2005-08-12 - Google suspende temporariamente projecto de digitalização de livros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.