A Google decidiu voltar a mexer naquele que é o seu produto mais popular: o motor de busca. De acordo com a empresa, nem sempre estamos prontos para dar o próximo passo em relação às coisas que descobrimos online. Por isso, a tecnológica decidiu criar as Coleções, uma nova forma de recuperar resultados sem que isso implique regressar ao seu extenso e desorganizado histórico de pesquisas.

Esta nova funcionalidade recorre a inteligência artificial para agrupar conteúdos semelhantes aos que visitou durante uma dada pesquisa. A ideia é que o utilizador fique com um grupo de conteúdos que o ajudem a explorar um tema para além das informações que encontrou em primeira instância, sendo que pode consultar estes resultados a qualquer altura, uma vez que ficam organizados em cartões navegáveis.

Na versão web, estas coleções ficarão armazenadas no menu lateral do motor de busca, ao passo que, na app, estarão sempre acessíveis através da opção Coleções.

tek collections

Se preferir que a Google não lhe sugira quaisquer coleções, pode indicá-lo através das definições.

Em suma, esta nova funcionalidade é apenas uma forma de lhe fazer chegar conteúdo relacionado com as pesquisas que fez. A Google juntou-lhe ainda uma funcionalidade de colaboração e partilha, para que possa criar coleções cooperativas ou partilhar as suas com outros contactos.

Note que apesar de apresentar coleções elaboradas, a Google sugere-lhe outros conteúdos para juntar a estas listas.

A funcionalidade já está a ser disponibilizada aos utilizadores na língua inglesa, nos EUA, mas vai ser progressivamente alargada a outras línguas. A tecnológica acredita que esta é uma boa forma de inspirar os utilizadores a prosseguirem com os seus projetos, sejam eles a organização de uma festa ou a decoração de um jardim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.