A Google anunciou um encerramento de um conjunto de serviços. A medida é habitual na empresa de Internet, que de tempos a tempos faz uma espécie de "limpeza" ao portefólio de ofertas, desinvestindo nos produtos que se revelam menos utilizados e com poucas hipóteses de angariar mais sucesso.



Desta vez encabeça a lista de serviços com ordem para encerrar o Google Reader, o leitor de RSS da fabricante, que a partir de um de julho deixa de funcionar. O Reader funcionava há oito anos, mas como explica agora a Google, ao longo do tempo foi perdendo popularidade.



Quem ainda utiliza a ferramenta pode recorrer ao Google Takeout para exportar listas e artigos, de forma a não perder conteúdo com o encerramento do serviço.



A descontinuar estão também serviços como o Google Building Maker, que permite a criação de modelos tridimensionais de edifícios para o Google Maps e Google Earth. A decisão neste caso tem a ver com a aposta noutros produtos, como o Google Earth para Android, onde tem sido reforçada a componente de imagens em 3D e a existência do Google Map Maker, que também permite trabalhar imagens com detalhes de volume. O Building Maker desaparece no próximo dia um de junho.



A empresa informou ainda que irá deixar e desenvolver aplicações Google Voice para BlackBerry e que deixará de atualizar a versão para empresas do Snapseed, uma aplicação ao estilo do Instagram.



Desde 2011 a Google encerrou 70 projetos, decisões que a empresa tem justificado com naturalidade, sublinhado o facto de estar sempre envolvida em várias iniciativas mas tendo de garantir espaço para novas ideias e novos investimentos.



Nas limpezas anteriores a Google deixou pelo caminho serviços como o Google Desktop (parta pesquisa), o Wave (uma ferramenta para ligar um conjunto de serviços como email, perfil na rede social, e outros), ou o Buzz (um serviço social).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.