O Google tem disponível uma nova ferramenta que funciona como um telescópio virtual. O Sky está integrado no Google Earth e deverá ser disponibilizado em 13 idiomas nas próximas horas.



O serviço permite que os utilizadores vejam e se aproximem virtualmente de 100 milhões galáxias e 200 milhões de estrelas, mostra a vida dos corpos celestes e das constelações através de imagens de alta resolução fornecidas pelo telescópio espacial Hubble.



O projecto conta com a colaboração de instituições como o Consórcio Digital Sky Survey, o Centro Tecnológico de Astronomia do Reino Unido e o Observatório Anglo-australiano, que também cedem imagens do espaço.



Carol Christian, astrónoma do Space Telescope Science Institute, que co-dirigiu a equipa que desenvolveu o Sky, citada pela imprensa internacional, indica que "até aqui nunca se havia desenvolvido um mapa de todo o firmamento que estivesse disponível de forma tão acessível". Para a astrónoma, a ferramenta "fomentará e dará inicio a um novo conhecimento do universo, levando-o ao computador de cada pessoa".




Notícias Relacionadas:

2006-07-07 - Google Pack já está disponível em português do Brasil

2001-07-23 - Buraco negro intermédio a menos de três milhões de anos luz