Vários blogs dedicados à música viram recentemente encerradas as “contas” que mantinham a partir do Blogger, serviço de agregação da Google, por violação de direitos de autor.

Segundo a imprensa internacional, gigante da Internet viu-se obrigada a encerrar os blogs com base em denúncias relativas ao “Digital Millennium Copyright Act”, tal como prevê nos seus regulamentos.

As várias queixas referiam que Pop Tarts, Masala, I Rock Cleveland, To Die By Your Side, It’s a rap e Living Ears, alguns dos blogs visados, estariam a violar direitos de autor, disponibilizando músicas para download de forma ilegal.

Informados do encerramento das suas páginas, os criadores já refutaram as acusações, alegando que os ficheiros de música foram fornecidos pelas editoras ou pelos próprios músicos com o objectivo de promoverem o seu trabalho.

Entretanto, a maioria dos blogs suspensos pelos serviço da Google já foram restaurados noutros sítios.

A denúncia com base no Digital Millennium Copyright Act, legislação americana que protege os direitos de autor, tem sido recorrente e, em algumas situações, não se justifica, o que leva os mais críticos a defenderem que está em marcha um movimento de “musicblogocide”.