A Google entregou um conjunto de propostas à União Europeia na tentativa de evitar uma sanção do organismo relativamente à investigação que está a decorrer há dois anos e que envolve um alegado abuso de posição dominante por parte da gigante norte-americana nos resultados do motor de busca.

As propostas da Google foram entregues durante o mês de janeiro e vão agora ser divulgadas às empresas que se sentem lesadas pelo alegado monopólio do ecossistema Google sustentado pelo serviço de pesquisas. Um porta-voz para a área da concorrência da UE, Antoine Colombani, confirmou que as propostas da tecnológica norte-americana já foram pré-avaliadas pelo organismo.

O "teste de mercado" que agora vai ser conduzido vai ter peso na consideração dos responsáveis europeus na hora da decisão.

Por conhecer estão as propostas que a Google entregou.

Esta não é a primeira vez que a Google propõem alterações no serviço à União Europeia na tentativa de evitar uma acusação formal. A empresa de Mountain View tem mostrado esforços e intenções claras em resolver a quezília mas não ao nível desejado pelas empresas concorrentes.

A Google está a ser acusada de promover os seus próprios serviços nos resultados das pesquisas do motor de busca, reduzindo a visibilidade de serviços de outras empresas o que pode constituir uma prática anticoncorrencial. A TripAdvisor e a Microsoft fazem parte do grupo de empresa queixosas.

A União Europeia é conhecida por ter mão pesada em casos que envolvem a violação das regras da livre concorrência. No mês passado a Microsoft foi multada em 561 milhões de euros e semanas antes foi a Portugal Telecom quem capitulou, pelo menos até o recurso avançar, ao ser condenada ao pagamento de 12,3 milhões de euros.

Nos EUA a Google também mudou algumas práticas do motor de busca para evitar uma condenação da FTC, que não chegou a avançar. O caso mereceu a crítica de várias empresas que tinham participado na queixa apresentada ao regulador norte-americano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.