O Google vai alertar os seus utilizadores cada vez que estes cliquem no resultado de uma busca que os remeta para páginas consideradas perigosas para a segurança do computador.


Os sites considerados prejudiciais são catalogados pela Stop Badware Coalition, uma iniciativa conjunta de várias empresas contra o spyware, nomeadamente a Google, a Lenovo e a Sun.


Cada vez que um utilizador clique, a partir da página do Google, num endereço que tenha spyware, será exibido um alerta de perigo sob a forma de pop up, perguntando ao internauta se deseja ou não continuar a navegar na página seleccionada.


Esta nova funcionalidade começará a funcionar oficialmente na próxima sexta-feira, segundo a organização Stop Badware Coalition, e visa acabar com um problema que tem vindo a afectar os motores de busca na Web, nomeadamente a falta de segurança exibida nas pesquisas efectuadas pelos utilizadores, que muitas vezes são conduzidos a sites que infectam os computadores com malware.


De acordo com os dados divulgados pela McAfee, os utilizadores americanos acedem cerca de 285 milhões de vezes por mês a motores de busca online, sendo que, de acordo com o estudo publicado em Maio deste ano, entre 4 e 6 por cento do total das páginas apresentadas na Internet contêm códigos maliciosos.



Notícias Relacionadas:

2006-08-02 - Google, Yahoo e Microsoft juntos no combate à fraude por clique

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.