O Google Base está a partir de hoje disponível em versão beta, colocando em prática um ambicioso projecto do Google que permitirá pesquisar um universo alargado de conteúdos, onde se incluem ofertas de emprego, vendas, fotografias, sequências de ADN, receitas, eventos e bases de dados pessoais, entre outros. Toda a informação é colocada online por pessoas e empresas interessadas em a partilhar.



Os responsáveis por classificar a informação na Internet demoram normalmente dias ou semanas a aceder à rede para actualizar a informação do motor de busca principal do Google, mas o Google Base disponibiliza formas de inserção de dados mais imediatas. A mais fácil destina-se a utilizadores comuns ou proprietários de pequenas páginas Web, que podem fazê-lo através do próprio interface do novo serviço.



O Base poderá localizar, de forma quase instantânea, qualquer informação guardada, sempre e quando os utilizadores estejam dispostos a proporcioná-la. Os interessados poderão igualmente descrever a informação guardada mediante palavras-chave, tornando mais fiáveis as buscas e os filtros de informação.



Não se sabe o que o Google pretende fazer com toda a informação acumulada, embora inicialmente a empresa tenha referido que o objectivo principal do Google Base seria o de analisar e melhorar a forma como se recolhe e organiza essa informação.



De qualquer modo, está definido que os resultados do novo serviço poderão, em breve, ser combinados com os resultados do Google, com o Google Maps e com o Froggle.com.



Mediante informação veiculada no próprio blog da empresa, o Google Base conta já com alguns parceiros como é o caso do CollegeBoard.com, do World Resources Institute ou da CareerBuilder.com.



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