O Google Insights para pesquisa passou a estar disponível em português. A interface do serviço está disponível na língua de Camões e às pesquisas em português respondem resultados localizados.

O serviço permite encontrar tendências de pesquisa numa determinada geografia e ao longo do tempo. Pode ser uma ferramenta útil para perceber que pesquisas foram mais populares num determinado período, ou para comparar temas pesquisados, no que se refere à sua popularidade.

O Google Insights passa também a disponibilizar novas funcionalidades como a previsão de pesquisa para alguns tópicos, baseada na extrapolação de tendências e padrões passados, ou a possibilidade de analisar a evolução do interesse em determinados temas num mapa animado.

Quem usa o serviço também pode usar a informação apresentada em gráficos para publicar num website, ou comparar tendências de pesquisa a nível regional.

Uma curiosidade a que o serviço pode dar resposta tem a ver com o interesse no cantor Michael Jackson, após a sua morte. Se perguntar ao Google Insights quem fez mais pesquisas sobre o tema nos últimos doze meses, a nível regional, o serviço vai mostrar-lhe Angola na liderança dos países mais interessados em saber informação sobre o cantor. A mesma análise mostra que em Portugal o volume de pesquisas sobre o tema foi reduzido.