A Google recebe cada vez mais pedidos de remoção de links por parte das entidades que gerem os direitos de autor. Pela primeira vez a tecnológica de Mountain View ultrapassou a média de um milhão de hiperligações piratas removidas por dia.
A publicação Torrent Freak chama a atenção para o facto de há alguns anos a Google apenas remover algumas dezenas de links por ano, um valor que tem vindo a escalar em grandes proporções. Foi até feito um gráfico para ilustrar a situação dos últimos três anos:
[caption]
[/caption]
O site faz ainda uma outra analogia: há três anos a Google recebia um pedido de remoção de conteúdos a cada seis dias; agora recebe um pedido a cada oito milissegundos.
Só na semana passada a Google terá retirado dos motores de busca cerca de 7,8 milhões de links, um aumento de 10% em comparação com os valores da semana anterior.
Mas para alguns defensores dos direitos de autor, como a Recording Industry Association of America (RIAA), estes valores são apenas uma prova de como o sistema não é eficaz – muitas vezes a Google até remove links que não têm conteúdos piratas. Na opinião dos representantes da associação, a gigante dos motores de busca devia passar a remover endereços principais e não apenas hiperligações.
Brad Buckles, um dos porta-vozes da RIAA, fez inclusive a comparação de que a Google está a tentar esvaziar um oceano com um balde.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários