O Google anunciou hoje o lançamento de uma nova secção destinada a disponibilizar conteúdos musicais. O novo serviço contém listas de músicas gravadas por álbuns e ajuda ainda na procura de páginas na Web onde os utilizadores poderão fazer downloads legais de ficheiros. Para garantir a actualização dos conteúdos, o Google vai trabalhar com diversas fontes.

A secção de música, que é inaugurada hoje, pretende oferecer um caminho mais directo para os conteúdos musicais mais populares do momento, revelou Marissa Mayer, directora de produtos web do Google, citada na imprensa internacional. A mesma responsável acrescenta que o lançamento do serviço serve para "colmatar uma deficiência" na oferta do conhecido motor de busca.

A nova secção é semelhante em termos de conceito a outras secções disponibilizadas pelo Google, nomeadamente as que estão relacionadas com a procura de informação sobre viagens, notícias, filmes e tempo.

Ao contrário do Yahoo, que mantém um serviço idêntico, o Google não tem planos para criar o seu próprio serviço de música digital e também não pretende fixar nenhuma taxa para as compras de música efectuadas nos sites por si recomendados.

Recorde-se que através Yahoo Music Unlimited, os utilizadores podem fazer downloads isolados, pagando por cada música, ou subscrever uma modalidade que permite um número ilimitado de downloads, mediante um pagamento mensal.

O Google, por seu lado, pretende tornar rentável o novo serviço com o aumento do número de pesquisas de músicas por parte dos utilizadores, que lhe irá permitir aumentar o volume de publicidade associada.

A publicidade é uma aposta cada vez mais vincada do motor de busca para rentabilizar os seus serviços, com impacto crescente nos resultados. Nos primeiros nove meses do ano a empresa facturou 4,2 mil milhões de dólares por esta via.

Notícias Relacionadas:
2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP

2005-05-11 - Yahoo lança serviço de música online

2005-05-20 - Google alinha estratégia de personalização da homepage