São cinco as novidades que a Google está a adicionar às duas ferramentas, o Google Maps e o Waze, e o objetivo é para ajudar os condutores a chegar ao destino em segurança, iluminando o destino ou sugerindo percursos que evitam vias congestionadas.

A primeira alteração é a melhoria na funcionalidade de comunicação de incidentes. A partir de agora o Google Maps e o Waze apresentam ícones maiores e mais fáceis de tocar para partilhar as atualizações mais facilmente. O Google Maps está a “facilitar a comunicação de incidentes e informações úteis, como obras nas proximidades, encerramento de faixas, objetos na via ou presença de polícia”, lê-se numa nota no blog da Google. Além disso, é possível perceber que essas indicações são provenientes da comunidade Google Maps ou Waze.

Os outros condutores podem confirmar o incidente com apenas um toque. A opção “report incidents on Maps” será implementada globalmente no Android e iOS, em automóveis com Google integrado, Android Auto e Apple CarPlay.

Veja na galeria imagens das novas funcionalidades:

Para facilitar a identificação do destino, o Google Maps passa a “iluminar” automaticamente o edifício de destino e respetiva entrada quando o condutor se aproxima do destino, através da “nova orientação de destino” do Google Maps. A orientação irá também apresentar os parques de estacionamento na proximidade do local para onde se dirige. Esta função é particularmente relevante para quem chega um lugar desconhecido, sem iluminação ou durante noite. A funcionalidade “Destination guidance”, será implementado nas próximas semanas, globalmente, no Android e no iOS, em automóveis com Google Built-in, Android Auto e Apple CarPlay.

O Waze também tem novidades, como novas capacidades de identificação de câmaras de controlo de velocidade. O objetivo é contribuir para maior atenção à condução e ao cumprimento das regras. Os membros da comunidade Waze podem tirar partido de uma “combinação de informações rodoviárias reais e dados publicamente disponíveis das autoridades locais para atualizar o mapa”. Os condutores recebem alertas quando se aproximam de zonas de radares que detetam excesso de velocidade, quando passam um sinal vermelho, quando utilizam uma faixa de rodagem não permitida (por exemplo, a faixa BUS), ou quando utilizam o telemóvel enquanto conduzem. São lembretes úteis, diz a Google. Desse modo é possível fazer “os ajustes de condução necessários”.

A partir de agora é possível partilhar informações de trânsito em tempo real com os outros utilizadores Waze, com a funcionalidade de notificação de eventos. Podem ser manifestações, concertos ou encontros desportivos que congestionem o trânsito. Ao ter conhecimento da perturbação, o Waze notifica os condutores do início do evento. O Waze também irá apresentar detalhes sobre o motivo do evento, as alterações de trânsito e as condições de circulação em tempo real. Os utilizadores podem ainda partilhar a informação com os amigos e familiares. A funcionalidade de “traffic events” está ser gradualmente implementada nos sistemas Android e iOS.

Finalmente, para o ajudar numa navegação mais conveniente, mesmo com o telemóvel bloqueado, os condutores que utilizam Waze podem obter agora orientações de navegação passo a passo, incluindo atualizações de trânsito em tempo real ou alertas de perigo. A navegação com o ecrã bloqueado será disponibilizada globalmente no Waze para Android ainda em agosto e chegará ao iOS no outono. Uma funcionalidade semelhante foi disponibilizada no Google Maps, no início do ano.

Recentemente, a Google introduziu o alerta de incêndios no Google Maps, que utiliza inteligência artificial para alertar os condutores de possíveis perigos. Foi também lançada a versão 11.8 beta do Android Auto que introduz a possibilidade de personalização do seu aspeto baseado na funcionalidade Material You.

Entre as últimas novidades está ainda a sugestões de transportes públicos ou rotas a pé no Google Maps e mais informação sobre comboios e autocarros, tal como mais dados sobre estações de carregamento de veículos elétricos.