O Google, a Microsoft e a Sun juntaram-se em parceria para investir na criação de um laboratório que irá desenvolver serviços web de código aberto. A iniciativa designa-se Reliable, Adaptive and Distributed Systems (RAD) e vai desenrolar-se num espaço inaugurado ontem na Universidade da Califórnia em Berkeley, que ao longo dos próximos cinco anos irá absorver um investimento conjunto de 7,5 milhões de dólares.



Nos termos do acordo as três empresas vão financiar o projecto em partes iguais, canalizando para a iniciativa 1,5 milhões de dólares anuais que servirão para pagar aos 10 engenheiros e seis membros da faculdade que vão constituir a equipa inicial.



O projecto tem como objectivo desenvolver novas aplicações e estudar a evolução dos serviços web, com o patrocínio das três empresas concorrentes. Os resultados do trabalho serão de acesso livre e não proprietários, garantem.



Este apoio privado aos projectos de investigação é encarado pela Universidade como essencial para que os cortes orçamentais do Governo Bush em matéria de investigação não tenham um impacto negativo a nível académico.



Com o mesmo objectivo de suprimir estas lacunas, a Universidade da Califórnia assinou há alguns meses um acordo com o Yahoo para a criação de um laboratório de investigação dedicado à pesquisa online. Outras universidades americanas, como MIT têm seguido a mesma receita para compensar os cortes orçamentais.



Notícias Relacionadas:

2005-09-29 - NASA e Google desenvolvem parceria na área da investigação

2004-11-16 - Microsoft abre primeiro centro europeu para suporte a ISVs