A Google está a oferecer 10 milhões de dólares em troca de ideias capazes de mudar o mundo, em mais uma iniciativa destinada a assinalar o seu 10º aniversário.

A empresa norte-americana promete dividir o dinheiro em cinco partes para financiar as cinco melhores propostas recebidas no âmbito do projecto "10 to the 100" - 10 elevado a 100.

Para participar, os interessados têm de preencher um formulário de inscrição, disponível no site da iniciativa, apresentando a sua ideia escolhida de entre vários tópicos, como comunidade, energia, ambiente, saúde ou educação; e segundo critérios como número de pessoas influenciadas, tempo de implementação ou duração do impacto.

Com o prémio, as melhores ideias poderão ser transformadas em realidade, destaca o Google.

O período de apresentação de propostas decorre até 20 de Outubro, cabendo a partir daí aos funcionários do motor de busca escolher as 100 melhores ideias, que serão anunciadas a 27 de Janeiro de 2009.

Os utilizadores do Google votarão em seguida para escolher os 20 finalistas e a empresa norte-americana determinará depois os cinco vencedores do concurso.

Nesta fase final, os 10 milhões de dólares são distribuídos pelas melhores ideias. Se uma se destacar, esse projecto arrecadará a totalidade da quantia, caso contrário, o montante será dividido entre os projectos.

"As ideias podem ser grandes ou pequenas, ligadas à tecnologia ou brilhantemente simples, mas têm de ter impacto", referiu a Google num comunicado.