A Google acaba de disponibilizar um novo recurso para personalização do seu motor de busca, permitindo aos utilizadores escolherem uma imagem de fundo a seu gosto para servir de wallpaper.

A novidade fica disponível apenas para quem tenha uma conta Google, se encontre devidamente autenticado e solicite a activação da funcionalidade, carregando depois uma imagem pública ou pessoal.

O upload pode ser feito a partir de fotografias guardadas no computador do utilizador, dos seus álbuns alojados no Picasa, ou de galerias públicas deste serviço, explica a empresa no blog oficial.

O TeK experimentou e a personalização do background já está, hoje, disponível na versão internacional do motor de busca, em inglês (google.com), mas não no google.pt. Será "durante os próximos dias" alargada às restantes versões e idiomas, avançou a empresa.

Para escolher a imagem - sempre com uma dimensão superior a 800x600 - só precisa de clicar sobre a opção "Change background image", no canto inferior esquerdo do motor de busca e optar por uma das sugestões oferecidas ou carregar a sua própria imagem, que (caso ainda não esteja) fica associada a um álbum do utilizador no Picasa.

O fundo pode ser removido ou alterado a qualquer altura, por via da mesma ligação no canto esquerdo.

Na mensagem em que anuncia a nova possibilidade, a empresa convida também os utilizadores a partilharem no Twitter o novo "look" do motor de busca, personalizado com as suas imagens pessoais. Para isso, devem "tweetar" uma captura da página personalizada, com o tag #myGooglepage.