O Google pode estar a preparar-se para remodelar a sua página de pesquisas. A possibilidade vem sendo avançada por vários meios especializados e discutida amplamente nas redes sociais, principalmente entre utilizadores nos EUA.

Ao que tudo indica a empresa estará a testar alterações à aparência do seu motor de busca, nomeadamente à forma como são apresentados os resultados das pesquisas e quantidade de resultados mostrados por página.

Embora a situação não tenha sido comentada por fonte oficial, vários utilizadores têm relatado nos últimos dias alterações no aspecto da página, atribuídas aos testes à nova configuração, circulando mesmo capturas de imagem, como as que reproduzimos abaixo.

[caption]fonte: CNet[/caption]

[caption]fonte: CNet[/caption]

Para perceber as diferenças basta comparar as capturas de ecrã fornecidas com a actual disposição dos resultados que nos é apresentada quando usamos o motor de busca mais popular do mundo.

As reacções à eventual mudança não só não se fizeram esperar, como incluiram vários comentários de desaprovação. Para além de chamarem “feio” ao resultado, as queixas incluem o facto de, a adoptar-se este modelo, passar a ser apresentada muito menos informação na página dos resultados de pesquisa.

“Isto vai obrigar os utilizadores a fazer mais scrolling” e a “percorrer mais páginas de resultados para encontrar o que procuram”, escreve MG Siegler, um dos colaboradores do blog de tecnologia TechCrunch.

Outras das diferenças apontados pelo especialista são o facto de os links principais deixarem de aparecer sublinhados e os resultados serem divididos por linhas de pontos. Este acredita, no entanto, que as mudanças registadas não passam de testes (habituais neste motor de busca) e destinados a sondar a opinião pública.