O projeto chama-se Chromoting e estará em desenvolvimento há mais de um ano, embora a Google não confirme, para já, planos para a disponibilizar ao público em geral. Numa nota no blog do Chromium a empresa adianta mesmo que esta versão para iOS do Chromoting está numa fase bastante embrionária.



A aplicação funcionará como uma espécie de comando à distância para PC ou Mac que permitirá aceder a funcionalidades e conteúdo do PC a partir do telemóvel. O conceito não é uma novidade e já existem mesmo algumas aplicações de desktop remoto na loja de aplicações para Android.



Uma proposta da Google nesta área pode ter como principal mais valia novos níveis de integração com o sistema operativo móvel Android, que aplicações de terceiros não conseguem garantir. Representa ainda mais um passo nop desenvolvimento do browser Chrome que a Google tem procurado tornar cada vez mais completo no leque de funcionalidades que disponibiliza.



Note-se ainda que esta nova aplicação vem na linha de outros projetos de desktop remoto em que a empresa tem trabalhado, como o Chrome Remote Desktop, que permite dar e ter acesso a um computador de outro utilizador a partir da web de forma segura. Esta aplicação está disponível na loja do Chrome e recebeu a última atualização na semana passada.



Contactada pelo Tech Crunch a Google não quis adiantar mais detalhes sobre o novo projeto e sublinhou que está sempre a trabalhar em novos desenvolvimentos, que nem sempre culminam em novos serviços.