A Google compromete-se a eliminar os dados de localização visíveis, gerados aquando da visita de um utilizador a uma clínica de abortos. A informação foi dada na passada sexta-feira, dia 1 de julho, na sequência da decisão que revogou o direito constitucional à interrupção voluntária da gravidez, nos Estados Unidos.

A tecnológica mostra-se preocupada com o facto de o rasto digital poder servir de prova de acusação, caso um utilizador aborte ilegalmente.

Apesar de o histórico de localização ser uma funcionalidade que está desativada por padrão, a empresa confirmou, para os utilizadores que a têm ativa, que sítios considerados sensíveis serão eliminados do histórico, imediatamente após a visita. Neste leque incluem-se os centros de fertilização, as clínicas de abortos e instalações de reabilitação.

A Google afirmou que vai continuar a combater tentativas de apropriação indevida de informações pessoais por parte de entidades públicas e é a primeira tecnológica a explicar publicamente como planeia interferir nestes pedidos específicos. No entanto, o processo técnico de eliminação ainda não foi explicado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.