O Google apresentou esta semana um novo serviço que parece confirmar a estratégia do grupo em diversificar o seu portfólio de produtos, para além da sua actividade central enquanto motor de busca. O Orkut, apresentado ontem, é umas "comunidade online desenhada para os amigos". Segundo o porta-voz da empresa, este site tem como principal objectivo "tornar a vida social dos seus utilizadores e respectivos amigos mais activa e estimulante", escreve a C|Net, citando o responsável.



O nome do novo website, que funcionará de forma independente ao motor de pesquisa, é emprestado pelo seu criador Orkut Buyukkokten, um engenheiro da empresa, que nos últimos meses usou um dia da semana para se dedicar a este projecto pessoal. Segundo o Google é política da empresa conceder aos seus colaboradores algum tempo semanal para trabalhar em projectos de interesse pessoal.



O resultado deste trabalho foi adquirido pelo Google que, no entanto, recusa estar a preparar-se para diversificar as suas áreas de abrangência, aproximando-se de produtos como o Yahoo. A empresa justifica que esta não é a primeira vez que adquire o resultado de trabalhos desenvolvidos pelos seus colaboradores e embora não negue que está continuamente a avaliar novas oportunidades de negócio não está, para já, interessada em entrar nos sites de convívio.



Recorde-se que o Google, para além do seu tradicional serviço de busca, fornece notícias, ajuda os clientes a comprarem online, aceita publicidade, etc. Os websites de convívio social estão a atravessar uma fase de grande popularidade nos Estados Unidos, sobretudo junto das celebridades de Silicon Valley.



Um dos mais bem sucedidos exemplos é o Friendster. Este site já mereceu o investimento de 1 milhão de dólares por parte do co-fundador do Yahoo Tim Koogle, ao que acresce um investimento de 10 milhões de dólares das capitais de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers e da Benchmark Capital.



Outro destes fenómenos é o Meetup que promove online encontros que se realizam offline entre grupos de interesse.



Notícias Relacionadas:

2003-11-07 - Google experimenta tecnologia de pesquisa a partir do desktop

2003-06-06 - Google disponibiliza serviço de publicidade nos sites europeus da Lycos

2003-03-05 - Google alarga programa de publicidade a websites de parceiros