A Google rendeu-se ao chamado "URL shortening" e avançou com uma solução própria para a criação de versões mais curtas dos endereços de Internet.

A proposta da gigante das buscas denomina-se Goo.gl e só funciona com aplicações "internas", nomeadamente no Feedburner e a partir da Google Toolbar, explica a empresa no seu blog. O serviço não pode ser acedido directamente pelos utilizadores a partir do browser.

"Estabilidade, assegurando que o serviço está sempre disponível; segurança, protegendo os utilizadores de malware e páginas de phishing; e rapidez, dando uma resposta célere na apresentação de URLs curtos" são os objectivos a que a Google se propõem com o novo serviço,

Ao que indica a imprensa internacional, também o Facebook terá criado um serviço do género,seguindo os mesmos propósitos de outros já existentes, como são exemplo o TinyURL ou o Bit.ly, entre muitos outros, que facilitam a partilha de links, tornando os mesmos mais compactos. Fb.me é a proposta que a rede social, nome que "condensa" o endereço da própria rede social.

A popularidade deste tipo de aplicações cresceu a par do sucesso das redes de microblogging, como o Twitter, cujos utilizadores estão obrigados a criar posts com um número reduzido de caracteres.