De forma a proteger os seus utilizadores de ameaças como o spam, software malicioso ou vírus, a Google disponibiliza desde hoje acesso ao seu Centro de Segurança em Portugal. Trata-se de um conjunto de ferramentas para ajudar os portugueses a terem melhor controlo, segurança e privacidade sobre a sua navegação online e na utilização de serviços/aplicações. A tecnologia de segurança foi partilhada com terceiros e até mesmo concorrentes da indústria, de forma a manter as pessoas seguras online, independente dos serviços que estão a utilizar.

Na página de perfil (myaccount) poderá aceder a todas as definições sobre as informações pessoais, preferências de pagamentos e gerir questões de privacidade, entre outras opções. Dentro da privacidade será possível rever e definir que tipo de informação a Google utiliza para personalizar a experiência do utilizador. E na opção “A minha atividade” terá acesso a um histórico de ações, desde a navegação à utilização de aplicações, por exemplo.

A Google aposta ainda na informação sobre os respetivos temas, mas sobretudo na forma mais correta da família utilizar a tecnologia. O controlo parental é um aspecto que a tecnológica tem como prioridade, dando aos pais uma maior vigilância sobre os seus filhos através de ferramentas como o Family Link e o YouTube Kids. É possível definir regras sobre a utilização digital da família, como os limites de tempo para se manterem online, por exemplo.

A Google destaca ainda o envolvimento com diversas organizações portuguesas, como a Deco Proteste, a EU Kids Online, SOS Criança, Miúdos Seguros na NET e Internet Segura, para disponibilizar informações e conselhos sobre assuntos como o cyberbullying e outros tópicos relativos à utilização segura da internet pelas crianças.