Foi lançado esta quarta-feira o Google Rede Social, a versão portuguesa do Friend Connect, uma ferramenta que permite incorporar num site as funcionalidades de uma rede social.

O Google Rede Social possibilita a qualquer pessoa que tenha um site na internet criar uma comunidade virtual agregada a esse site, adicionar aplicações, convidar membros e divulgar a página.

É adicionada uma mini aplicação que permite aos visitantes "juntarem-se" ao site, dar pontuações aos artigos publicados e fazer comentários, ou acrescentar músicas a uma playlist colectiva, por exemplo. Podem trocar mensagens instantâneas, fazer crescer a sua rede pessoal acrescentando contactos que se encontrem na rede do site, e sugerir a contactos que se juntem aquela comunidade.

Na medida em que potencia a interactividade, esta pode ser uma ferramenta útil no que respeita à captação e fidelização de visitantes para um site.

Apresentado agora em português e em mais 43 idiomas, o Google Friend Connect já está disponível em inglês desde Maio de 2008, estando mais divulgado nos EUA.

O serviço é gratuito e pode ser adicionado a qualquer site, através de um código disponibilizado no site do Google Rede Social que deve ser integrado no HTML da página. As aplicações disponíveis variam consoante o idioma escolhido pelo utilizador.