A Google lança hoje a sua alternativa aos browsers Internet Explorer e Firefox. A aplicação foi baptizada com o nome Chrome e poderá ser descarregado, em versão beta para Windows, em cem países. Para breve fica agendado o lançamento de edições para Mac e Linux.

Segundo a empresa, o browser está preparado para ligações rápidas e para ser compatível com um grande número de aplicações gráficas e multimédia graças ao novo motor JavaScript V8. Diferenciando-se dos concorrentes, o Chrome oferecerá uma parte open source que permite a sua modificação por parte dos internautas e está preparado para melhorar a navegação na Internet, graças ao design multiprocessos. É este design que permite que cada separador seja tratado de forma autónoma, o que, em caso de bloqueio, encerra apenas o tab onde foi detectado o erro, mantendo os restantes abertos.

Graças à mesma característica, sempre que um separador é encerrado o browser pára imediatamente de consumir recursos para esse fim, deixando esse espaço livre para outras tarefas, ao contrário do que acontece com as aplicações de navegação tradicionais, explica a Google numa banda desenhada publicada no seu blog. Tal como acontece com o Internet Explorer 8, também o Chrome permite maior privacidade de navegação. Os utilizadores podem abrir uma janela de privacidade e ter a certeza que nenhuma da informação aí gerada fica guardada no PC, assegura a empresa.

O lançamento da versão beta do browser representa o mais recente passo da Google na sua estratégia para o mercado de aplicações, face à dominante Microsoft e a outros players do sector.

Depois de criar produtos como o Google Docs, o Picasa e o Maps, a empresa pretende agora "roubar" alguma quota de mercado no que se refere às aplicações de navegação na Web, área onde a Microsoft detém uma participação de 80 por cento com o IE.

Notícias Relacionadas:
2008-08-28 - Segunda beta do Internet Explorer 8 disponível para download
2008-07-03 - Mozilla entra no Guinness com Firefox 3