O Google está a desafiar uma pretensão legal do Departamento de Justiça norte-americano (DOJ) que lhe exige a entrega de registos sobre as pesquisas efectuadas pelos utilizadores a partir da sua popular ferramenta de busca.



A administração do presidente George W. Bush solicitou a um tribunal federal de San José, no estado americano da Califórnia, que obrigue o líder das pesquisas na Internet a cumprir com uma ordem que supõe a revelação de uma amostra aleatória de um milhão de endereços acessíveis a partir do motor de busca e de uma amostra aleatória que reúna um milhão de palavras, símbolos e termos procurados no período de uma semana, algo a que o Google pretende resistir "vigorosamente", afirma numa declaração enviada à C|Net.



O pedido está relacionado com uma tentativa de defesa do Child Online Protection Act (COPA), uma iniciativa de 1998 que pretende penalizar os fornecedores de acesso à Internet que permitam que as crianças tenham acesso a sites de conteúdos para adultos. Isto porque a American Civil Liberties Union (ACLU), um dos maiores grupos do género naquele país, interpôs um pedido contra a medida governamental sob o argumento de que a mesma atenta contra a Primeira Emenda da Constituição - o direito à liberdade de expressão.



Os advogados do Estado dizem necessitar da informação para sustentar o argumento de que a lei é uma ferramenta mais efectiva que o software de filtragem para impedir que os menores acedam a sites com conteúdos destinados a adultos.



Ao que tudo indica, Microsoft, Yahoo e AOL também receberam petições idênticas à do Google, mas optaram por cumprir o pedido, embora neguem ter entregue resultados que ponham em causa a privacidade dos seus utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2005-09-08 - Parlamento Europeu dá mais um passo para proteger crianças online

2005-07-18 - Parlamento Europeu quer mais segurança para as crianças na Internet

2000-11-02 - Medidas anti-pornográficas sem oposição da Casa Branca