Em forma de balanço de 2022, a Google partilhou o relatório Ads Safety, onde são listadas algumas das iniciativas para prevenir e combater a utilização maliciosa das suas plataformas de publicidade. A empresa diz que a segurança está no topo das prioridades quando decide sobre quais os anúncios ou conteúdos monetizados são publicados nas suas plataformas. E destaca que os seus colaboradores estão sempre em contrarrelógio para prevenir a utilização maliciosa da sua rede, defendendo os utilizadores, negócios e publicitários.

No relatório, a Google diz que foram introduzidos 29 políticas de utilização para publicitários, incluindo a expansão do seu programa de verificação de serviços financeiros para 10 países, assim como proteção expandida a jovens e publicidade relacionada a eleições. Como resultado, durante 2022, a Google disse que bloqueou ou removeu perto de 5,2 mil milhões de anúncios, restringiu 4,3 mil milhões e suspendeu perto de 6,7 milhões de contas de anunciantes.

google ads report 2022

Foram ainda bloqueados e restringidos anúncios de servirem cerca de 1,57 mil milhões de páginas de publicitários espalhados por mais de 143 mil websites, o que diz ser o dobro dos 63 mil registados no anterior, em 2021. A Google diz que para aplicar as suas políticas nesta escala, combina a revisão humana com sistemas automatizados alimentados por inteligência artificial e machine learning, que tentam ajudar a classificar o conteúdo e a detetar melhor as violações das suas políticas a nível global.

Além dos dados, a Google apresentou uma nova ferramenta de transparência: o Centro de Transparência de Anúncios. Trata-se de um repositório de anunciantes verificados em todas as suas plataformas (Pesquisa, YouTube, etc.) que podem ser pesquisados. O espaço foi pensado no utilizador, para que aceda facilmente às informações sobre os anúncios que vê no ecossistema Google. No blogue da Google foram reveladas mais ações que fez para proteger os utilizadores de anúncios maliciosos.