(Actualizada) O Gmail deverá passar a permitir a realização de chamadas de voz a partir do Chat do serviço de email, avança a C|Net. O site especializado diz "saber que a Google está a testar um serviço baseado na Web e integrado no Gmail que vai permitir que os utilizadores façam chamadas telefónicas a partir das suas caixas de correio".

A janela, destinada àquilo que é descrito como uma espécie de serviço baseado na Web para efectuar chamadas de Voz sobre IP, poderá ser activada a partir da lista de contactos do Chat do serviço, que é apresentada do lado esquerdo da caixa de entrada do Gmail.

[caption]Imagem da C|Net[/caption]

O serviço de correio electrónico baseado na Web, que já permitia a realização de conversação vídeo, passará a receber e efectuar chamadas telefónicas através de um interface que se assemelha ao Google Voice, acrescenta o site, que disponibiliza uma captura de imagem da janela dedicada às novas funções.

Não são, no entanto, feitas quaisquer referências a datas previstas para implementação da novidade, nem se sabe, tão pouco, se o serviço permitirá, posteriormente, a realização de chamadas para números de telefone, por exemplo - como acontece em serviços de Voz sobre IP como o Skype.

Contactada pela mesma fonte, a Google admitiu estar constantemente a testar novas funcionalidades e produtos, mas afirmou não ter nada em específico para anunciar.

A novidade surge na sequência da aquisição da Gizmo5, no final de 2009, e dos trabalhos desenvolvidos para integrar a tecnologia da empresa nos produtos da gigante das pesquisas.

Nota de Redacção: O Google anunciou oficialmente a disponibilização da nova funcionalidade, que permite efectuar e receber chamadas, a partir do serviço de email, para números de telefone dentro e fora dos Estados Unidos. Actualmente apenas se encontra acessível para utilizadores localizados nos EUA, mas a empresa coloca a hipótese de alargar o serviço a outras regiões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.