O WebKit é o motor de renderização utilizado no Chrome, no Safari e em muitos outros browsers como o TeK já deu conta num conjunto de Montras sobre navegadores de Internet alternativos. A Google reconhece as qualidades desta solução mas acrescenta que já não se enquadra com as exigências do seu navegador próprio.

Leve, poderoso, flexível, de alta performance e de design cuidadoso são alguns dos objetivos que a gigante de Mountain View usa para descrever o WebKit, que vai estar na origem de um novo motor de renderização open source para o Chromium chamado Blink.

A Google sustenta que as múltiplas arquiteturas suportadas pelo Chromium aumentaram a complexidade tanto do motor de renderização utilizado como do próprio navegador. A empresa norte-americana quer agora simplificar os processos e quer eliminar partes de código excedentes para voltar a acelerar a inovação com a adoção de vários rendering engines.

Sem causar grande impacto de início, a tecnológica espera que com o passar do tempo o código base do Blink ganhe estabilidade e consiga diminuir o número de falhas. A Google diz que não quer comprometer a compatibilidade dos browsers mas quer antes aumentar a interoperabilidade entre diferentes empresas responsáveis por navegadores.

O Opera já confirmou ao The Next Web que vai abandonar o WebKit e dedicar-se ao Blink como parte do compromisso que estabeleceu em seguir os passos do Chromium, o projeto de código aberto que está na base do Google Chrome.

Esta separação da Google do WebKit original que tem sido desenvolvido até ao momento marca também uma separação da rival Apple que também tem contribuído para a maturação deste motor de renderização. Agora cada empresa vai desenvolver as suas ferramentas e os seus browsers de forma diferente.

No espaço de um dia a comunidade dos navegadores levou um "abanão" depois de também a Samsung e a Mozilla terem revelado um projeto conjunto onde vão criar um novo navegador de Internet suportado por um motor de renderização renovado, o Servo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico