Acaba de fica disponível a versão "estável" do Chrome 9, anunciaram os responsáveis pelo desenvolvimento do browser da Google, no blog oficial.

A nova versão (9.0.597.84) agora disponível para download para todas as plataformas (Windows, Mac e Linux) traz melhorias ao nível da velocidade e corrige falhas reportadas por utilizadores, mas as principais novidades são ao nível das funcionalidades.

Depois de trazer para o seu motor de busca a funcionalidade de pré-visualização instantânea de resultados da pesquisa, a Google apresenta agora uma "adaptação" dessa característica à nova versão do Chrome. Assim, as páginas habitualmente visitadas pelo utilizador são carregadas automática e instantaneamente à medida que o utilizador insere na barra de endereços os primeiros caracteres do URL.

A mesma funcionalidade está disponível para as pesquisas Web - que no Chrome podem ser feitas directamente a partir da barra de endereços do browser. Desde que o navegador tenha como motor de busca predefinido um que suporte a funcionalidade (como o Google), quando inserir termos destinados a pesquisa na Web, os resultados começam a ser apresentados também de forma "instantânea".

Outra das novidades é o WebGL, que consiste no recurso por parte do browser à aceleração pelo hardware para a apresentação de gráficos 3D. Esta característica vai permitir ao utilizador obter uma experiência rica ao nível dos conteúdos 3D directamente no navegador, sem necessidade de software adicional, promete a Google.

Na mensagem de lançamento é ainda destacado o acesso Chrome Web Store, com aplicações, extensões e jogos para o browser, cuja apresentação aconteceu em Dezembro.