Os utilizadores do motor de busca da Google que também usem o serviço de email da empresa vão passar a contar com pesquisas que incluam também os conteúdos guardados no Gmail entre os resultados.

A novidade, anunciada esta quarta-feira, encontra-se, por agora, em fase experimental, com utilização limitada àqueles que manifestarem interesse em aderir ao piloto, assinalando o interesse numa página criada para o efeito. Depois é preciso esperar por um email para saber se o pedido foi aceite. A qualquer momento será, também possível, regressar à página de abandonar o projeto.

Durante o período de testes, a possibilidade de recurso à funcionalidade será disponibilizada apenas para 1 milhão de utilizadores - num universo de cerca de 425 milhões de contas criadas desde que o Gmail foi lançado, há oito anos.

Quem acionar a funcionalidade, verá surgir do lado direito do motor de buscas uma segunda lista de resultados, paralela aos mostrados para a pesquisa conduzida na Web. Nesta serão mostrados emails do utilizador relacionados com o termo pesquisado - como ilustra uma imagem fornecida pela Google.

[caption][/caption]

Como seria de esperar, é preciso estar autenticado com uma conta Google para ter acesso a esta pesquisa personalizada. E, segundo acrescenta a AP, os utilizadores poderão optar por ativar ou esconder a apresentação desses resultados, numa tentativa de mitigar as preocupações com a privacidade. Imagine, por exemplo, que está a fazer pesquisas num local público ou acompanhado de alguém…

A agência noticiosa acrescenta porém que, em alguns casos, os resultados associados a conteúdos do Gmail podem ser destacados logo no topo da lista de pesquisas. É dada como exemplo a situação em que um utilizador pesquise pelo termo "o meu voo". Neste caso, pode ser apresentada no topo da lista de resultados informação importada do Gmail. O mesmo pode acontecer com pesquisas por bilhetes para um concerto ou uma reserva de mesa num restaurante.

O objetivo da Google passa por tornar a pesquisa mais adequada às necessidades específicas de cada utilizador, numa altura em que a designada "Web social" ganha espaço e vemos concorrentes como o Bing a tirarem partido da relação privilegiada com o Facebook e o Twitter para oferecerem uma experiência de pesquisas online integrada e mais personalizada.

Depois deste período de testes, e tirando partido do feedback recolhido junto dos utilizadores, a gigante das pesquisas deverá estender a todos os utilizadores do Gmail a possibilidade de ativarem a integração entre o motor de busca e o email, afirmou Amit Singhal, um dos vice presidentes da companhia. O responsável adiantou ainda que o objetivo passa por oferecer a mesma possibilidade para utilizadores de outros serviços de email.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes