A Microsoft, Yahoo e Google vão unir esforços para o combate à fraude por clique, que tem vindo a ganhar cada vez maior dimensão na Web.


De acordo com a Associated Press, esta iniciativa será anunciada hoje pela Interactive Advertising Bureau e conta com os esforços da Google, Yahoo e Microsoft - três empresas habitualmente rivais - para lutar contra esta ameaça económica com que se têm vindo a deparar.



O sistema "pay per click" é utilizado pelos motores de busca que colocam publicidade nos sites, que são remunerados por cada clique que os utilizadores fazem sobre esses anúncios.


Algumas empresas empregam sistemas pirateados que realizam esses cliques de forma automática, pelo que o anunciante acaba por pagar sem que realmente tenha sido reportado algum benefício.


O nome dos principais motores de busca da Internet tem sido envolvido nesta fraude já que coloca em causa a fiabilidade destes sites como ferramentas de marketing. Está ainda ameaçado o sistema das novas plataformas publicitárias, uma das maiores fontes de receitas dos motores de busca.



Um dos maiores visados em processos judiciais de fraudes por cliques, o Google já se ofereceu para devolver 60 milhões de dólares aos seus anunciantes de modo a compensar os cliques falsos.



De acordo com a análise da Click Forensics o número de cliques fraudulentos em anúncios online, relacionados com buscas, aumentaram em 14,1 por cento no último trimestre, acima dos 13,7 por cento registados nos primeiros três meses deste ano.


O mesmo estudo refere que a média de cliques fraudulentos para buscas que contenham termos considerados de alto preço - que custam ao anunciante mais de 2 dólares por clique - foi de 20,2 por cento, enquanto que o nível de fraude por clique em grandes motores de buscas como o Google e o Yahoo foi de 12,8 por cento, face aos 12,1 por cento registados no primeiro trimestre.

Notícias Relacionadas:

2006-08-01- Roubo de informação online assume novos contornos

2006-07-21 - Lucros do Google melhoram 110% no segundo trimestre

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.