Com o objectivo de renovar o compromisso e alargar horizontes, o Governo em peso esteve esta manhã na apresentação da nova estratégia para a Sociedade da Informação e do Conhecimento que alinha os principais projectos e medidas a implementar para o próximo ano.

Retomando um mote ouvido durante o Euro 2004, Pedro Santana Lopes, primeiro-ministro do actual Governo, afirmou que “queremos mais e muito mais” na área da Sociedade da Informação e Conhecimento, onde o importante não são as tecnologias mas sim as pessoas.

O primeiro-ministro destacar a importância do trabalho que foi feito nesta área nos últimos dois anos, realçando a importância da UMIC a quem é agora atribuído o novo estatuto de Agência da Sociedade do Conhecimento, mantendo-se porém na dependência do Ministro da Presidência, Morais Sarmento. (veja Notícias Relacionadas).

Em declarações ao TeK Diogo Vasconcelos, coordenador da UMIC, assumiu que esta é uma estratégia de continuidade com os compromissos definidos há dois anos atrás, mas que havia a necessidade de reforçar compromissos e o empenho do novo Governo nos projectos transversais que são liderados pela UMIC.

O coordenador da nova Agência da Sociedade do Conhecimento, que será formalmente aprovada amanhã em Conselho de Ministros, destaca porém que existem uma série de novos projectos, no respeitante à aposta clara na inovação tecnológica, na criação de uma rede integrada de serviços, promoção das TIC a nível internacional. Soma-se a estas iniciativas novas uma orientação mais focada nos benefícios, partindo do pressuposto de que o se está a falar é sempre na interacção entre as diversas áreas .

Notícias Relacionadas:
2004-11-10 - UMIC assume nova personalidade jurídica no início de 2005
2004-11-09 - 14º Congresso APDC - Governo aprova esta semana novas regras para aquisição de comunicações na AP
2003-06-27 - Durão Barroso reafirma empenho pessoal e político em Planos para a Sociedade da Informação