Australian Communications & Media Authority (ACMA) desenvolveu durante três meses uma aplicação que pretende eliminar os computadores zombies que propagam spam e vírus na Internet sem o conhecimento dos seus proprietários. Através da Australian Internet Security Initiative (AISI), o regulador de comunicações australiano quer identificar os computadores infectados, ajudando os utilizadores a limpar os seus sistemas ou a diminuir o risco de propagação.

A iniciativa foi apresentada recentemente pele ministra das comunicações, Helen Coonan, e conta com a participação de cinco ISPs: Telstra Bigpond, OptusNet, Westnet, Pacific Internet e West Australian Networks. Numa primeira fase, cada um dos ISPs receberá uma lista de endereços IP que identifica os computadores nas suas redes, verificando os que demonstram comportamentos zombies.

Numa segunda fase, os ISPs terão de enviar uma notificação aos utilizadores, ajudando-os a desinfectar e proteger os seus sistemas.

Se o proprietário do computador contacto pelo ISP for incapaz de desinfectar o seu sistema, o ISP pode eliminar a ligação à Internet, diminuindo o risco de ameaça para outros utilizadores.

"Existem milhões de zombies no mundo que estão a tornar-se num grande problema para a Internet [...] As empresas internacionais de software estimam que mais de 60 por cento do spam global provém de zombies e a ACMA está a trabalhar conjuntamente com os ISPs e o público para resolver este assunto", revela Lyn Maddock, presidente da ACMA, à imprensa internacional.

Recorde-se que ainda este ano a Comissão de Comércio norte americana (FTC) promoveu uma campanha, com o objectivo de identificar e combater o uso de computadores zombies, que enviam emails sem autorização dos utilizadores. Para tal, a FCT contou com o apoio de mais de 20 países, num total de 35 parceiros governamentais, e respectivos fornecedores de serviços de acesso à Internet.

Notícias Relacionadas:
2005-06-12 - CipherTrust disponibiliza medidor de tráfego em redes zombie

2005-05-25 - Campanha contra spam junta autoridades e ISPs de vários países

2005-03-28 - Aliança junta Estados Unidos e Grã-Bretanha no combate ao spam