O Governo e um conjunto de entidades privadas assinaram hoje um protocolo para a criação de 550 novos postos públicos de acesso à Internet. Nos termos destes protocolos a Galp (através do Fastacess), a Refer e os CTT comprometem-se a criar condições acessíveis e muitas vezes gratuitas em 280 estações de correio, em 64 pontos ao longo da rede ferroviária nacional e em todas as estações de serviço da Galp, ao longo dos auto-estradas, num total de mais de 200.



Na apresentação do projecto o Ministro-adjunto do Primeiro Ministro, José Luís Arnaut anunciou que também o Museu de Arte Antiga - onde se realizou o evento - será em breve dotado de um ponto banda larga disponibilizado gratuitamente aos visitantes.



Estas iniciativas surgem no seguimento do convite endereçado pela UMIC para a apresentação de projectos de criação de pontos de acesso de banda larga. Recorde-se que no âmbito da Iniciativa para a Banda Larga a UMIC definiu como meta a criação de 1.600 pontos de acesso à Internet em banda larga, ficando com estes projectos cumprido quase um terço deste objectivo. que



Os três projectos agora anunciados devem estar a funcionar até ao final do ano e são financiados em 65 por cento pelo Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI).




No caso dos CTT existem actualmente 250 pontos de acesso à Internet nas estações de Correio, mas nem todos funcionam sobre Banda Larga. Carlos Horta e Costa, presidente do Conselho de Administração da empresa, afirmou que numa primeira fase o objectivo é fazer o upgrade destes postos de acesso, avançando posteriormente com os 30 que faltam, tendo sempre em mente a colocação em zonas de menor densidade populacional de forma a garantir o acesso geográfico alargado.


A assinatura dos protocolos entre Governo e entidades privadas insere-se na Semana da Banda Larga, uma iniciativa promovida pelo Governo através da UMIC - Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento que tem agendados um conjunto de eventos que pretendem divulgar as tecnologias de banda larga, enquanto ferramentas de acesso ao conhecimento.




Neste âmbito está igualmente prevista uma conferência com presenças nacionais e internacionais relevantes na área da Internet, bem como a assinatura de outros protocolos entre entidades públicas e privadas com vista ao desenvolvimento das tecnologias de banda larga.



Notícias Relacionadas:

2004-01-30 - Semana da Banda larga traz Erkki Liikanen a Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.