O governo espanhol está a desenvolver um conjunto de projectos inseridos no programa para o desenvolvimento da sociedade da informação Espãn.es. Com arranque previsto para meados do próximo ano, está em estudo a criação de um portal que passará a centralizar a relação entre cidadão e Estado, noticia o Expansiondirecto. Aqui poderão ser feitos todos os pagamentos de impostos à entidade em causa ou a uma entidade coordenadora, papel que deverá ser assegurado pela Agência Tributária.



A administração tributária é o único braço do Estado completamente digitalizado e um exemplo de sucesso, pelo que a Red.es, entidade responsável pelo desenvolvimento da sociedade da informação, equaciona a possibilidade de ali concentrar um grande volume de serviços.



Numa outra vertente o projecto prevê que os pagamentos ao Estado possam também ser efectuados através transferência bancária libertando o cidadão de qualquer responsabilidade para além da ordem de transferência.



Para concretizar este projecto a Red.es, que conta já com o apoio dos ministérios da economia, administração publica, ciência e tecnologia terá de encontrar forma de coordenar o papel de todos estes intervenientes "garantindo-lhes um sistema de informação simultâneo", explicava o jornal online. Para já a única entidade do governo espanhol a aceitar pagamentos electrónicos é a Agência Tributária e trabalha com 200 entidades financeiras e 30.000 sucursais.



Relativamente ao pagamento de impostos, a Red.es está também a trabalhar com as autarquias. O objectivo é liga-las à Internet e à rede da administração central permitindo que se tornem pontos por excelência de contacto com os serviços centrais disponíveis para todos os cidadãos, onde será possível pagar impostos, actualizar residência, etc. A par com estas iniciativas e inserido no projecto Españ.es, o governo de Aznar tem em marcha um projecto "Internet para Todos" que visa a distribuição de um computador com acesso à Internet de banda larga em cada povoação com pelo menos 500 habitantes.



Em Portugal estão também em curso alguns projectos com o mesmo objectivo, os mais importantes com fim previsto ainda este ano, reforçou recentemente a UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento. Em curso está o Portal do Cidadão - que também pretende centralizar os serviços da administração pública - enquanto se aguarda a entrada em funcionamento do plano de compras electrónicas do Governo.



Notícias Relacionadas:

2003-02-19 - Principais projectos da UMIC concretizados até ao final do ano


2003-07-10 - UMIC calendariza acções de Iniciativa Nacional para a Banda Larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.