Um relatório sobre cibersegurança na infra-estrutura das Tecnologias da Informação norte-americana foi ontem apresentado, conforme estava previsto. Elaborado por Richard Clarke, o consultor de cibersegurança da Casa Branca, o FBI e os Serviços Secretos, o "National Strategy to Secure Cyberspace" pretende reforçar a segurança do ciberespaço face a possíveis ataques da chamada ciberguerra.



Mandatada pelo presidente Bush, a comissão de trabalho, que reúne entidades governamentais e do sector privado, alinhou um calendário e medidas recomendadas para o reforço da segurança dos sectores considerados vitais.



O relatório de 65 páginas, ainda em fase preliminar, foi apresentado à indústria de Tecnologias e apela à tomada de uma série de medidas de protecção, da parte dos utilizadores individuais, empresas e entidades governamentais. As recomendações vão desde a instalação de software de firewall e antivírus até à criação de associações entre empresas de tecnologias para o desenvolvimento de guias de orientação para a melhoria da segurança.



De acordo com uma notícia da agência Reuters, o plano governamental tem sido bastante criticado por peritos nesta área por ser considerado ineficaz e apenas um veículo de promoção junto da opinião pública. Bruce Schneier, responsável pelas tecnologias da informação da empresa de monotorização de redes, Counterpane Internet Security afirmou mesmo que se o governo quiser que as pessoas tomem determinadas medidas de segurança deve fazer leis.


Notícias Relacionadas:

2002-09-17 - Casa Branca altera plano de cibersegurança

2002-09-09 - Governo norte-americano desenvolve plano de ciberprotecção nacional

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.