No final deste mês, a administração Bush deverá apresentar um plano de ciberprotecção nacional centrado maioritariamente na segurança da Internet, que, de acordo com o noticiado pela Associated Press, contará com um fundo, criado para o efeito e financiado pelo próprio governo e pela indústria das tecnologias.



De acordo com o documento preliminar de mais de 30 páginas a que a AP teve acesso, os responsáveis pelo plano propõem a atribuição de novas responsabilidades a empresas, universidades, agências federais e utilizadores domésticos, com o objectivo de aumentar a segurança da Internet.



Segundo um sumário explicativo destinado ao National Strategy to Secure Cyberspace, pretende-se "dar a todos os americanos o poder de segurança das suas partes do ciberespaço".



Entre as ideias consideradas estão também a melhoria da segurança das tecnologias sem fios e proibir a sua utilização aos funcionários federais, em alguns casos; estudar formas de resposta a ciberataques quando a sua origem não puder ser imediatamente identificada entre um país hostil ou um hacker adolescente; criar um centro de testes que assegure que as actualizações de software não causarão problemas de segurança; e estudar a criação de uma rede governamental para lidar com as comunicações e informática no caso de falhas na Internet.



O documento menciona ainda a realização de uma campanha de promoção nacional destinada a escolas e outras audiências relacionadas com os utilizadores domésticos, que juntamente com as grandes empresas e universidades do país serão convidados a participar na criação de uma Internet mais segura.



O relatório inicial também recomenda a adopção de um código de boa conduta de cooperação entre os fornecedores de acesso à Internet e alerta o governo quanto a uma melhor recolha de informação acerca dos ciberataques.



A Casa Branca deverá apresentar uma proposta mais actualizada na próxima semana, e o plano final só deverá surgir mais para o final deste mês.



Notícias Relacionadas:


2002-08-03 - Conselheiro de Bush contra revelação total de vulnerabilidades de segurança

2001-11-20 - Administração Bush pondera criação de rede informática independente para o governo


2001-10-11 - Bush nomeia conselheiro nacional para a segurança do ciberespaço