Vinte e uma delegações vão participar na Sétima Reunião de Ministros da Presidência e Equivalentes da Ibero-América que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda, sob a égide do Governo Português. Subordinada ao tema "Modernização do Estado no contexto da Globalização/O E-government como reforço da cidadania num mundo globalizado", esta reunião pretende debater os temas do processo de transformação do Estado, apoiado nas tecnologias de informação e das comunicações.



Segundo informação veiculada em comunicado, o Governo Português vai propor aos Ministros da Presidência a constituição de um "Grupo de Trabalho Permanente de Governo Electrónico" que deverá ter sede em Lisboa e contar com representantes de todos os países da Ibero-América. Entre os Estados representados nesta reunião contam-se a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.



Este grupo de trabalho deverá reunir em Lisboa já no início de 2003 e a sua constituição será acompanhada pelo Governo Português. O objectivo é elaborar propostas de actuação para a criação de metodologias e directrizes comuns entre os 21 países representados na área de governo electrónico. Assim pretende-se encontrar formas de cooperação para apoiar e acelerar o desenvolvimento dos diferentes programas nacionais de eGovernment.



Em comunicado o Governo afirma-se consciente da importância dos temas da Sociedade da Informação, aos quais tem vindo a considerar "cada vez mais importantes na discussão do modelo de cidadania, de crescimento económico e de desenvolvimento de Portugal". A mudança da área da Sociedade de Informação para a dependência directa da Presidência do Conselho de Ministros é mais uma vez assumida como uma clara opção política "o sentido de deslocar o tema da Sociedade de Informação do terreno científico para a política, do terreno intelectual para o da execução, do terreno académico para o da aplicação prática".



Em declarações aos jornalistas na abertura desta reunião de Ministros da Presidência dos Estados Ibero-Americanos, Morais Sarmento (ministro da Presidência do Governo Português) afirmou que "todo o governo tem de estar sensibilizado para as questões da Sociedade da Informação e não apenas uma secção deste", segundo noticiou a agência Lusa.

Notícias Relacionadas:

2002-06-20 - Europa com progressos na área do eGovernment

2002-05-29 - José Luís Arnaut quer maior digitalização de processos da Administração Pública

2002-02-22 - Governo dá mais um passo em direcção à democracia electrónica