O site está disponível em www.simplificar.gov.pt e é apresentado como uma ferramenta para dar ao cidadão a possibilidade de contribuir ativamente para diminuir a burocracia em processos que afetem diretamente o seu dia-a-dia e o das empresas.

As sugestões podem ser apresentadas para os temas em destaque que neste momento são: construir, reconstruir e ampliar casa ou realizar obras e produção animal, o primeiro na ótica do cidadão e o segundo na ótica das empresas.   

As propostas que forem apresentadas poderão ser votadas por quem passar pelo site e serão encaminhadas para os organismos competentes para que possam ser analisadas.

No mesmo site é possível consultar medidas de simplificação administrativa levadas a cabo desde o início da atual legislatura.

A plataforma foi lançada pela AMA, que explica numa nota publicada online que o site faz parte do programa Simplificar. No mesmo texto acrescenta-se que estes contributos servirão para apoiar o Governo e a Administração Pública na identificação da burocracia excessiva nos processos administrativos”.