Com o objectivo de parar o spam na origem, quatro dos maiores serviços mundiais de email e acesso à Internet anunciaram hoje uma iniciativa comum, tirando partido de uma aliança anti-spam formada em Abril de 2003. A America Online, Earthlink, Microsoft e Yahoo! entregaram ontem em tribunal seis processos legais contra centenas de alegados spammers com base na legislação CAN-SPAM (Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing) que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2004.



Este é o maior processo na área do spam desde a aprovação desta legislação, aplicável no território norte-americano, que definiu penas mais duras para entidades que tirem partido de ferramentas de correio electrónico para enviar mensagens não solicitadas aos potenciais clientes.



A combinação de esforços entre as quatro empresas, que sustentam os maiores serviços de email a nível mundial, foi essencial para a identificação de emissores de elevados volumes de mensagens identificadas como spam. Em conferência de imprensa os representantes da America Online, Earthlink, Microsoft e Yahoo reforçaram, porém, a ideia de que esta é apenas uma das fases no combate ao spam que a aliança está a promover, onde se incluem também o desenvolvimento de novos standards técnicos que aumentem a dificuldade e/ou o custo de envio massivo de mensagens de email.



Os processo contra os spammers, que alegadamente enviaram centenas de milhar de mensagens de email a clientes dentro das quatro redes de correio electrónico da AOL, Earthlink, Yahoo e Microsoft, foram entregues ontem nos Estados da Califórnia, Geórgia, Virgínia e Washington.



Em conferência de imprensa, as empresas voltaram a salientar que o spam é actualmente uma das suas principais preocupações, tendo também sido identificado como um dos principais problemas dos utilizadores dos seus serviços.



Les Seagraves, vice-presidente da EarthLink, afirmou mesmo que "a acção de hoje representa um passo decisivo pelos líderes da indústria na preservação da integridade da Internet e na reposição do valor do email que os spammers ameaçam", acrescentando ainda que "colectivamente estamos empenhados em enviar a mensagem aos spammers de que os vamos encontrar e usar toda a força da lei para os parar".



O spam tem ganho um espaço cada vez mais destacado na agenda das empresas de software, mas também na própria agenda política, tendo sido um dos assuntos em destaque na recente conferência de líderes, World Economic Forum, em Davos. Esta atenção é justificada pelo crescente espaço ocupado nas caixas de correio por estas mensagens de email não solicitado, que violam as regras definidas de identificação clara de remetente e de possibilidade de remoção dos endereços de lista de destinatários.



As empresas agora envolvidas nesta aliança já tinham iniciado no ano passado alguns processos legais contra spammers, mas ao abrigo da legislação anterior, que não definia medidas tão penalizadoras como o CAN-SPAM (veja Notícias Relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2004-02-25 - GIAIS junta Microsoft e ISPs por uma Internet mais segura

2004-01-28 - Erkki Liikanen propõe novas medidas de combate ao spam

2004-01-26 - Gates quer pôr fim ao spam em dois anos
2003-12-09 - Legislação americana anti-spam deverá entrar em vigor dia 1 Janeiro 2004

2003-06-20 - Microsoft alarga combate ao spam nos Estados Unidos e Europa

2003-04-16 - AOL desencadeia cinco processo legais contra spammers

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.