O FBI afirmou ter identificado 100 grandes spammers, dos quais 50 deverão ser processados ainda este ano. A revelação foi feita no Congresso norte-americana numa sessão que serviu para fazer um balanço da aplicabilidade nova lei contra o spam, aprovada e em funcionamento há cerca de seis meses.



Resultado de um processo de discussão bastante longo e sucessivas alterações à proposta inicial, a legislação contra o spam foi finalmente aprovada numa versão pouco ambiciosa, mas contemplando sanções criminais para os infractores.



Contudo, revelou-se difícil fazer um balanço destes primeiros seis meses de vida do diploma, uma vez que a lei ainda não foi aplicada de forma directa, relata a C|Net. De sublinhar que o Can-Spam Act era aguardado com alguma expectativa, uma vez que uniformiza a legislação dos vários Estados americanos e supostamente facilitaria o tratamento de questões que ultrapassam a competência de cada região.



Dados apresentados pelo Comité do Comércio revelam que a última análise aos níveis de spam, efectuada em Maio, revela que a taxa de correio electrónico não solicitado aumentou para os 83 por cento do total de tráfego Internet, quando no mês anterior se fixava nos 64 por cento.



Notícias Relacionadas:

2003-12-30 - Spam gerou custos de 20 mil milhões de dólares junto dos utilizadores

2003-12-17 - George Bush aprova pacote legislativo de combate ao spam
2003-12-09 - Legislação americana anti-spam deverá entrar em vigor dia 1 Janeiro 2004