O Facebook convocou a imprensa especializada para apresentar novidades no sistema de pesquisas da rede social. Mark Zuckerberg e os restantes programadores introduziram o Graph Search, um modo de pesquisa mais pessoal e direcionado que vai ajudar ainda os utilizadores a encontrarem pontos de interesse comuns com a rede de contactos.

O novo modelo de procura de informação pretende dar resposta a pesquisas muito específicas dos utilizadores, como saber quais são os amigos que estão numa determinada cidade. Inicialmente as pesquisas vão assentar em quatro áreas distintas: pessoas, fotos, locais e interesses.

A novidade apresentada pelo Facebook traz à memória o Google Knowledge Graph. Apesar de terem aplicações diferentes, assentam sobre um mesmo modo de funcionamento - cruzar informações para obter pontos de referência comuns que permitem uma pesquisa mais detalhada e um sistema de sugestões mais preciso.

E é nas sugestões que está outro fator chave do Graph Search - se um utilizador pesquisar por dentista, vai ter acesso à lista de dentistas a que os amigos já recorreram e partilharam na rede social. O mesmo funciona a nível dos interesses - um pouco ao estilo das Comunidades do Google+.

Assim duas pessoas que façam a mesma pesquisa vão ter resultados completamente diferentes pois não assentam no mesmo backgroud informativo, muito por causa das diferentes redes de conexões que existem de utilizador para utilizador.

O serviço ainda está em fase beta mas fica disponível hoje para todos os utilizadores de língua inglesa. O projeto vai expandir-se nos próximos meses e vai incluir nas pesquisas outros conteúdos como músicas ouvidas pelos contactos e publicações feitas nos murais.

O criador do Facebook considera que a ação da rede social assenta em três atividades básicas: feed de notícias, Timeline e a partir de agora também no Graph Search.

Encontrar informações, textos partilhados ou fotografias dos amigos é uma das principais atividades sociais no Facebook e conseguir filtrar a pesquisa torna-se importante numa rede com tanta informação. Fica um vídeo que explica em imagens o conceito do novo motor de busca interno da maior rede social do mundo:

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico