O colectivo Hacktivismo, uma associação internacional de defesa dos direitos humanos através da tecnologia que é apoiado pelo Cult of The Dead Cow, um dos mais conhecidos grupos de hackers do mundo, desenvolveu uma aplicação de esteganografia baseada num browser de navegação na Web.



Esta ferramenta, que será lançada na Convenção H2K2 de Nova Iorque, no dia 13 de Julho, foi concebida para os activistas democráticos e outros utilizadores que trocam conteúdos proibidos pelos governos dos seus países via Internet por detrás de firewalls nacionais.



O Hacktivismo disponibiliza soluções técnicas para a comunidade defensora dos direitos humanos e possui cerca de 30 associados espalhados pela América do Norte, Europa, Rússia, Israel, Austrália, Formosa e Coreia.



A Camera/Shy será lançada num formato open-source segundo os termos do modelo de licenciamento General Public Licence (GPL), sendo dedicada à memória de Wang Kwowang, ex-dirigente da comunidade de dissidentes chineses. Baseando-se na estratégia de que por vezes esconder a verdade é a melhor forma de protegê-la, esta ferramenta destina-se ao utilizador não-técnico.



O seu processo de encriptação num só clique permite enviar conteúdos proibidos através da Internet em poucos segundos. Utilizando técnicas de esteganografia e encriptação de 256 bits, esta aplicação faz com que os utilizadores possam partilhar informação censurada com os seus amigos escondendo-a em imagens gif normais.



Segundo os seus criadores, a Camera/Shy é a única ferramenta de esteganografia que pesquisa e fornece automaticamente conteúdos desencriptados directamente da Web. Em termos de aspecto trata-se de uma adaptação do browser Internet Explorer, consistindo num ficheiro isolado que não deixa nenhuma marca de sites visitados no sistema do utilizador. Integra também uma funcionalidade de segurança para protecção contra código HTML malicioso. É compatível com o Windows 95,98, ME, 2000 e XP.


Notícias Relacionadas:

2001-02-07 - Extremistas islâmicos utilizam mensagens secretas na Internet (alterada)